Correspondência internacional
Correspondência internacional aos dezoito anos
No início da década de oitenta prestei vestibular na UFRJ e fiquei hospedada na Casa do Estudante, um abrigo para jovens... algo tão interessante e divulgado nos dias de hoje! Eu tinha, então, dezoito anos e aproveitei para experimentar todos os lanches de uma rede de fast food que ficava a uma quadra deste local em que fiquei e para conhecer a gafieira da escola de samba Portela
As provas do vestibular aconteciam um dia sim, outro não! Eu não acreditava: num dia eu podia prestar a prova no período da manhã e aproveitar a praia à tarde e, no outro dia, era praia o dia todo!!! Acho que isso tudo fez com que eu me apaixonasse pelo Rio.
Foi também uma coisa maravilhosa conhecer inúmeras pessoas de outros estados e de outros países da América do Sul estes, com seus costumes e me colocando em contato com outra língua, o castelhano.
Conhecí alí uma estudante do Uruguai; nos comunicávamos por carta e essa troca de cartas tornou-se uma amizade que durou anos, a qual me despertou para vários sentimentos: um deles é o de ter realmente um amigo que estava longe, que eu não podia ver, que se preocupava comigo, que mandava notícias suas e queria notícias minhas também; outro deles é o de medo pois, em algumas vezes em que demorei um pouco para responder as cartas de minha amiga, a mesma ficou preocupadíssima com a hipótese do governo do país dela ter aberto a minha carta (estamos falando de violação de correspondência na época da ditadura) e poder acontecer algo de ruim comigo ou com ela. Comecei a ter noção do que era a Ditadura naquele país e no nosso também!; mais um sentimento que aflorou com essa troca de correspondência foi o do aprender a conhecer as pessoas atravéz do que elas dizem (no meu caso, escrevem!).
Essa amizade marcou-me para sempre: eu esperava as cartas de minha amiga e queria escrever o mais corretamente possível para que ela entendesse tudo o que eu queria dizer-lhe!
Sinto saudades até hoje de nossas conversas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário